DICAS DA SAÚDE


Não fume

O cigarro é o principal causador das doenças das vias aéreas superiores, da bronquite crônica, do efisema pulmonar e do câncer de pulmão. Se a pessoa não consegue parar sozinha, precisa de ajuda e pode frequentar programas em que psicólogos, médicos e assistentes sociais auxiliam a largar o vício”. Gustavo F. Prado, peneumologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp).

 

 

Cuidados com as orelhas

“Muitas pessoas têm problemas de audição e nem desconfiam. Acabam falando mais alto para compensar a própria perda auditiva. Então, sempre que sentir coceira na orelha, dor, secreção ou diminuição da audição procure fazer o exame auditivo”. Isabela Gomes, fonoaudióloga do Centro Auditivo Telex, no Rio de Janeiro.

“Nunca use cotonete, ou outro objeto pontiagudo, para limpar a orelha. Uma das causas mais comuns de otite externa é o traumatismo provocado pela limpeza excessiva. Prefira apenas secá-la com uma toalha limpa”. Renato Roithmann, professor de Otorrilaringologia da Universidade Luterana do Brasil, e Sadu Selaimen, da UFRS.

 

 

Diga NÃO para automedicação

A automedicação é um perigo: para prevenir gripes e resfriados, as pessoas tomam remédios por conta própria quando não há necessidade. Basta se alimentar corretamente, ter boas noites de sono e manter a saúde em dia para evitar resfriados fortes”. Rosana Richtmann, infectologista do Instituto Emilio Ribas.